Você está aqui: Página Inicial > Governo > 2011 > 06 > São Paulo tem novo laboratório especializado em combate a cartéis

Governo

São Paulo tem novo laboratório especializado em combate a cartéis

por Portal Brasil publicado : 07/06/2011 15:22

Um novo centro de inteligência de combate a cartéis foi inaugurado em São Paulo pelo  Ministério da Justiça e o Ministério Público do estado. O laboratório é formado por softwares e hardwares com alta capacidade de cruzamento e de análise de informações, permitindo identificar a combinação de preços entre empresas, principal característica da atuação de um cartel. 

O recurso para a aquisição dos equipamentos que permitem a identificação de cartéis nasceu de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Direito Econômico, do Ministério da Justiça, e o órgão paulista. “A obtenção de provas qualificadas é a parte mais importante de uma investigação. Só conseguimos condenar um cartel se comprovada a conduta”, explica o secretário de Direito Econômico, Vinícius Carvalho. 

Para o procurador-geral de Justiça, Fernando Grella, o centro de inteligência vai trazer maior eficiência às investigações do Grupo de Atuação Especial de Repressão à Formação de Cartel e à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos (Gedec), braço do MP-SP no combate aos crimes econômicos. 

“É preciso destacar a importância desta parceria para a sociedade. Temos que ampliá-la e realizar outras. A capacitação de técnicos do Ministério Público, por exemplo, é de extrema relevância agora”, disse o procurador-geral.


Fonte:
Ministério da Justiça

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil