Governo
Estados Unidos emitiram mais de meio milhão de vistos a brasileiros em nove meses
Cerca de 1 milhão de brasileiros viajam para os Estados Unidos (EUA) por ano. Segundo a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a demanda por vistos cresceu 230%. desde 2006. Apenas em 2010, o Consulado Geral dos EUA em São Paulo emitiu quase 320 mil vistos de não imigrante (que não vai fixar residência no país), a mais do que qualquer outra seção consular dos Estados Unidos no mundo.
Para atender a esse contingente de viajantes, a embaixada em Brasília e os consulados em São Paulo e no Rio de Janeiro vão abrir neste sábado (23) para um mutirão de emissão de vistos. A embaixada espera atender a 3 mil brasileiros que não têm a possibilidade de requisitar o visto durante a semana. A procura é tanta que as vagas para agendamento já se esgotaram nas representações diplomáticas.
De acordo com Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o aumentos do número de brasileiros que viajam para os EUA se deve, principalmente, à queda do dólar e ao crescimento econômico do Brasil. “As viagens de lazer já estão na cesta de compra de boa parte dos brasileiros. E os Estados Unidos têm tudo que o brasileiro gosta, como a oportunidades de fazer compras, já que eletrônicos e roupas de marca saem mais em conta lá do que no Brasil”, afirma.
Mas não são só compras que atraem os brasileiros. Os negócios entre Brasil e EUA cresceram e é cada vez maior o número de pessoas que viajam a trabalho para a América do Norte. “Os Estados Unidos têm grandes congressos e convenções, muito procurados. Nesses casos, as pessoas acabam aliando a viagem a negócio com um pouco de lazer e turismo”, diz Ferraz.
De outubro de 2010 a junho deste ano, a Missão Diplomática do EUA no Brasil emitiu visto para 550 mil brasileiros. Mas Marco Ferraz reclama que a emissão do visto ainda é um processo muito burocrático e que é preciso se programar com antecedência para evitar problemas na última hora. “São, em média, quatro meses para conseguir o passaporte e o visto. O ideal é que o cliente só feche o pacote de viagem após a emissão do visto, para não ter que pagar multa pelo cancelamento da viagem”, explica Ferraz.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















