Governo
Ipea prepara balanço que indica quanto o Brasil investiu no desenvolvimento internacional
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) abriu na semana passada a coleta de dados sobre a participação do Brasil em projetos voltados para a promoção do desenvolvimento mundial. Os dados vão compor edição de 2011 do levantamento sobre a Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional (Cobradi).
Na primeira parte do levantamento, 110 representantes de 70 órgãos da administração federal participaram de reuniões sobre o tema.
Até o final de julho, novas reuniões serão realizadas para coletar mais informações. Participam do levantamento todas as organizações do governo federal que destinam recursos às atividades de cooperação internacional.
As novas informações serão divulgadas pelo governo brasileiro em outubro, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. “Hoje somos doadores de recursos no contexto mundial e daí surgiu essa necessidade, a demanda trazida pela Presidência e o Ministério das Relações Exteriores, de sabermos o que estamos fazendo e o quanto estamos destinando”, resumiu João Brígido Bezerra Lima, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e coordenador do projeto.
O levantamento foi realizado pela primeira vez no ano passado e apontou os investimentos brasileiros entre o período de 2005 a 2009. Os resultados publicados pelo Ipea revelam que, nesse período, o Brasil direcionou R$ 2,9 bilhões em projetos de cooperação do tipo.
Fonte:
Ipea
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















