Governo
Premier da Letônia discute com autoridades brasileiras sobre assuntos de interesse comum
O primeiro-ministro da Letônia, Valdis Dombrovskis, visitou na tarde desta terça-feira (12) o Palácio Itamaraty, onde se reuniu com o ministro de Estado interino das Relações Exteriores, embaixador Valdemar Carneiro Leão Neto.
Antes, às 12h25, ele havia se encontrado com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com o ministro de Estado interino da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa Filho.
Durante a reunião com o embaixador Carneiro Leão, foram discutidos os horizontes a serem explorados a partir do II Fórum de Negócios Brasil-Letônia – realizado nesta segunda-feira (11), em São Paulo – e do início de produção, no Brasil, de equipamento de telecomunicações com tecnologia letã.
No plano multilateral, foram tratados temas de interesse comum, como uma governança global mais justa e equilibrada, a promoção do desenvolvimento e a prevenção de crises econômicas e financeiras.
Após almoço em sua homenagem, no Palácio Itamaraty, o primeiro-ministro Valdis Dombrovskis seguiu para um encontro com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e, em seguida, com o ministro-chefe da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristiano.
A relação bilateral foi reiniciada há duas décadas, quando a Letônia recuperou sua independência, em 1991.
Em dezembro próximo, serão celebrados 90 anos do reconhecimento da independência letã pelo Brasil, em 5/12/1921.
Os vínculos humanos que unem os dois países, no entanto, precedem o estabelecimento de relações políticas formais. Nossa história comum teve início em 1890, quando 25 famílias oriundas de Riga se estabeleceram em Santa Catarina.
Hoje, o Brasil abriga uma das maiores comunidades de origem letã no mundo, com cerca de 20 mil indivíduos.
Fonte:
Ministério das Relações Exteriores
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















