Governo
Processo Produtivo Básico de telejogos é alterado para incorporar tecnologias sem fio
Portaria Interministerial publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (18) altera o Processo Produtivo Básico (PPB) de telejogos e seus acessórios (joysticks) e cartuchos para telejogos fabricados na Zona Franca de Manaus, com o objetivo de incorporar novas tecnologias aos produtos.
Até 2013, os fabricantes poderão utilizar itens importados como os módulos de Bluetooth, Wi-fi e W-LAN e continuar a receber os benefícios tributários estabelecidos pela Portaria Interministerial nº 140, de 7 de julho de 2009, que criou o PPB para esses produtos.
Outros itens de alta tecnologia que ainda precisam ser importados e que também foram incluídos no PPB de telejogos são os de entrada de dados e de acionamento para controle de telejogos (joysticks e controle remoto). Entretanto, a partir de 2013, as empresas do setor deverão, obrigatoriamente, montar, no Brasil, pelo menos dois dos quatro módulos e subconjuntos determinados na portaria
As inovações dão fôlego à indústria de videogames, que está introduzindo no Brasil a produção de novos modelos com tecnologia wireless (sem fio) e outros processos sem fio. O Bluetooth, por exemplo, permite a conexão do controle sem fio e outros acessórios opcionais ao console, enquanto o módulo Wi-Fi é responsável pela conexão do videogame a uma rede de Internet sem fio. Já a antena WLan, em par, permite o acesso a outros consoles através de rede wireless LAN.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















