Governo
AGU assegura distribuição de cartilha sobre consumo de álcool entre jovens
A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a distribuição da cartilha "Drogas: Cartilha Álcool e Jovens", pela Secretaria Anti-Drogas do Ministério da Justiça. O documento faz parte da série "Por dentro do Assunto" e é produzida pela Secretaria Nacional de Políticas Antidrogas (Senad) da Presidência da República. O objetivo é impedir, por meio do conhecimento dos males das drogas, o uso por curiosidade ou desconhecimento.
A Procuradoria Regional Federal da 3ª Região (PRU3) demonstrou que não há qualquer inadequação nos termos utilizados pela cartilha, nem que ameace o princípio da moralidade administrativa pela Senad da Presidência da República, que a produz.
A linguagem utilizada na cartilha estava sendo questionada pelo Ministério Público Federal (MPF), pois supostamente afrontaria garantias da Constituição Federal, da Convenção sobre os Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90.
Os advogados da União informaram que a paralisação na distribuição poderia prejudicar a política pública do governo federal de combate ao uso de álcool e drogas por jovens em todo o País.
De acordo com ofício do Gabinete de Segurança Institucional da Senad, várias correspondências foram enviadas por instituições públicas, privadas e da sociedade em geral, solicitando a disponibilização das cartilhas.
Fonte:
AGU
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















