Governo
Encomex Empresarial recebe mais de mil visitantes em Salvador
O Encomex Empresarial, evento que visa a aumentar a participação de pequenas e médias empresas no mercado internacional, reuniu mais de mil pessoas no Centro de Convenções de Salvador (BA), na quarta-feira (3) – primeiro dia de atividades.
Organizado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), o encontro oferece palestras, oficinas e conversas com especialistas sobre como vender produtos para compradores estrangeiros.
Estiveram presentes no evento a secretária de Comércio Exterior do Mdic, Tatiana Lacerda Prazeres, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Mauricio Borges, e o diretor superintendente do Sebrae-BA, Edival Passos, além de representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.
A programação de palestras foi aberta pela secretária de Comércio Exterior do Mdic, que falou sobre os desafios e estratégias da política de comércio exterior brasileira. A secretária também destacou as medidas anunciadas na terça-feira (2) pelo governo federal para incentivar a competitividade do setor industrial brasileiro.
“O comércio exterior é um componente importante do Plano Brasil Maior. Ele inclui medidas para favorecer a inovação, os investimentos, a capacitação de mão de obra e a competitividade das indústrias brasileiras”, destacou Tatiana, que participou da elaboração do plano no que diz respeito à desoneração de exportações, defesa comercial, financiamento e garantia às exportações, promoção comercial e cultura exportadora.
Exportações baianas
Durante a palestra, a secretária enfatizou a importância do Encomex Empresarial para identificar e aproveitar o potencial de crescimento das exportações. “Há um esforço muito grande da Secretaria de Comércio Exterior em agregar novas empresas ao comércio internacional, e ampliar a base exportadora do Brasil”, disse.
Dos mais de 460 exportadores baianos, 61% são micro, pequenas e médias empresas. Apesar da grande participação, estas vendas representam apenas 5% do total. Dado que também reflete a realidade brasileira. Em todo o País, em relação ao valor exportado, as grandes empresas são responsáveis pela grande maioria das vendas externas. No caso da Bahia este índice é de 95%. Fazer com que os menores exportem mais é o principal objetivo do Encomex Empresarial. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local do evento, que termina nesta quinta-feira (4).
As palestras estão sendo transmitidas ao vivo pela internet.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















