Governo
Benefícios do software público são apresentados em encontro no Rio de Janeiro
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão participará, na quinta-feira (11), do 2º Congresso Fluminense de Municípios. Na ocasião, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), Delfino de Souza, fará palestra para gestores públicos e lideranças de municípios do Rio de Janeiro sobre o apoio do governo federal aos serviços informatizados oferecidos pelas prefeituras à sociedade.
O secretário mostrará no evento os avanços alcançados por meio de programas e ferramentas disponibilizadas gratuitamente no portal do Software Público Brasileiro (SPB). Vai citar, por exemplo, casos de sucesso em prefeituras que usam os softwares i-Educar (centraliza informações do sistema educacional), e-Cidade (integração informatizada dos órgãos municipais), e-Nota (emissão de notas fiscais eletrônicas), e-ISS (modernização da gestão tributária), SGE (gestão de frotas de veículos) e GP-Web (sistema integrado de gestão de projetos).
“Temos recebido depoimentos de administradores que estão não apenas usufruindo satisfatoriamente dessas soluções como também replicando a prática para outras cidades, mostrando-nos que não existem fronteiras para que este processo cresça cada vez mais”, diz Delfino, explicando que isso é possível porque os municípios têm autonomia para montarem as próprias redes de colaboradores e repassarem as suas experiências.
Com isso, as prefeituras têm encontrado na SLTI um dos principais parceiros, que criou e colocou à disposição desse público uma comunidade chamada 4CMBr. “Hoje temos mais de 800 municípios cadastrados, com mais de 60 utilizando efetivamente programas do SPB”, acrescenta. Além das soluções, a equipe da SLTI capacita os usuários para que desfrutem o máximo possível das ferramentas e vantagens das tecnologias da informação.
O encontro, que tem como objetivo debater temas estratégicos para as cidades, é uma realização da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj).
Fonte:
Ministério do Planejamento
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















