Governo
Abertas inscrições para o 6° Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional que será realizado em SP
Será realizada nesta terça (30) e quarta-feira (31), em São Paulo, a sexta edição do Seminário do Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN). Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Argentina, Arturo Antonio Puricelli, vão participar do evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet ou no evento, entre 7h45 e 8h45.
Com duração ampliada para dois dias para atender o crescente interesse da sociedade brasileira pelo assunto, o evento terá como tema "A indústria de defesa como indutor da transformação da defesa nacional" e contará com palestrantes de importantes empresas e instituições brasileiras, entre eles Jairo Candido, diretor do Departamento da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Orlando José Ferreira Neto, presidente da Embraer e da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibrás.
Acadêmicos, políticos, militares, estudantes, especialistas e demais interessados receberão, no final, certificado de participação. Último entre os seis eventos previstos para este ano, o seminário de São Paulo dá sequência aos encontros já realizados em Campo Grande, Porto Alegre, Manaus, Recife e Rio de Janeiro. Eles foram idealizados para acolher sugestões e insumos destinados a compor um documento de política de defesa para o País, a ser disponibilizado para a sociedade no próximo ano.
Obras similares ao LBDN existem em vários países do mundo, onde são vistas como uma declaração de princípios capaz de ampliar a transparência das políticas de defesa junto a outras democracias contemporâneas. No Brasil, sua elaboração cumpre determinação contida no parágrafo 1º do artigo 9º da Lei Complementar nº 136/2010.
Para possibilitar a participação de um maior número de pessoas, o seminário do LBDN será transmitido ao vivo pela internet. Na página eletrônica: livrobranco.defesa.gov.br.
O Livro Branco deverá ter sua primeira edição apresentada pelo Poder Executivo ao Congresso até meados de 2012. Para cumprir a tarefa, o governo criou por meio do Decreto nº 7.438/11, um Grupo de Trabalho Interministerial (GTI). A coordenação do GTI está a cargo do Ministério da Defesa.
Fonte:
Ministério da Defesa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















