Governo
Brasileiro é eleito diretor executivo da Organização Internacional do Café
O brasileiro Robério Oliveira Silva foi eleito nesta quinta-feira (29), em Londres, para o cargo de diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC). A entidade, criada há 48 anos, reúne os maiores produtores e consumidores mundiais de café. O objetivo é gerenciar a produção e o consumo do produto.
Atualmente, Robério Silva é diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
A OIC reúne 77 países, que representam 97% da produção e cerca de 80% do consumo de café no mundo. O Brasil é, atualmente, o maior produtor e exportador mundial de café e o segundo maior consumidor.
De acordo com a organização, sua missão “é fortalecer o setor cafeeiro global e promover sua expansão sustentável num ambiente de mercado, dando melhores condições a todos os participantes do setor” por meio de algumas metas estratégicas: servir como fórum para formulação de políticas e soluções, dar maior transparência ao mercado e possibilitar a tomada de decisões econômicas com base em dados precisos, e incentivar o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos.
Robério Silva concorreu com o candidato mexicano Rodolfo Taubert. O Brasil esteve no comando da OIC por 40 anos, desde a sua fundação, mas deixou de ocupá-lo em 2002, quando o colombiano Nestor Osório assumiu o cargo. Com o pedido de afastamento de Osório, no ano passado, para representar seu país na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o brasileiro José Sette passou a ser, interinamente, o diretor executivo da entidade.
Economista, Robério Silva exerceu, por oito anos, entre 1994 e 2002, o cargo de secretário-geral da Associação dos Países Produtores de Café, em Londres.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















