Governo
Criadores de abelhas nativas e apicultores se reúnem em Palmas (TO)
O V Encontro de Apicultores e o III Encontro de Meliponicultores do Tocantins será realizado nesta quinta-feira (22), em Palmas. Os eventos vão discutir os rumos da criação de abelhas tradicionais, da espécie apis melífera e suas variações, e das abelhas sem ferrão (meliponicultura) originais brasileiras (meliponicultura) no estado de Tocantins. O objetivo é capacitar os agricultores familiares para aumentar a produção e a geração de renda por meio destas duas atividades complementares à agricultura.
Os encontros serão no auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Tocantins. Cerca de 80 apicultores da capital e dos municípios de Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Divinópolis do Tocantins, Miracema, Miranorte, Paraíso, Porto Nacional, Santa Tereza do Tocantins e Tocantínia devem participar dos eventos.
Serão realizadas palestras sobre financiamento da atividade; plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil; apresentação da meliponicultura como fonte de renda; segurança no trabalho; potencialidade e rentabilidade da apicultura; cooperativismo e associativismo; direitos trabalhistas e previdenciários dos agricultores familiares, além da apresentação de casos de sucesso.
Segundo o presidente da Cooperativa dos Apicultores de Palmas, Antonildo Alexandre de Medeiros, os dois eventos serão importantes para orientar os produtores e promover a troca de experiências como incentivo ao desenvolvimento da atividade no estado.
Os eventos são organizados pela Cooperativa dos Apicultores de Palmas com o apoio do Banco do Brasil, Embrapa, Federação tocantinense de apicultores, Incra/TO, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Ruraltins, Secretaria de Agricultura do Tocantins (Seagro/TO), Sebrae, Senar e Unitins. Durante a programação, será divulgado o I Congresso de Apicultura e Meliponicultura da Amazônia, que será realizado de 20 a 22 de outubro, no Espaço Cultural, em Palmas.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















