Governo
Evento debaterá atuação do País em operações de paz
Um seminário promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), vai debater “As operações de paz e a inserção internacional do Brasil”. O evento será realizado das 9h às 18h de quinta-feira (29), no Auditório Del Castilho (Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea).
O objetivo do seminário é discutir a participação brasileira nas operações de paz das Nações Unidas, avaliando os resultados da atual política brasileira quanto ao tema, as lições apreendidas e as possibilidades de que experiências internacionais possam ser utilizadas pelo Brasil. Também entrará na pauta do evento o impacto destas participações nos países receptores e no prestígio do Brasil no cenário internacional.
Na programação, o general de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira, que fará um relato de sua experiência como comandante do contingente militar da Minustah - Força de Paz da ONU no Haiti - e Norberto Moretti, do Ministério das Relações Exteriores, que tratará do papel do Brasil e das missões de paz na segurança internacional contemporânea.
O seminário também terá Eduarda Hamman, da Agência de Cooperação Social Igarapé, com a evolução da participação de civis em operações de paz e os desafios para o futuro; e Kai Michael Kenkel, da PUC - Rio, com uma exposição sobre as operações de paz como um nicho para a inserção internacional de potências emergentes.
Reginaldo Nasser, da PUC-SP, falará sobre os processos de reconstrução da paz, discutindo as experiências já ocorridas e os problemas enfrentados. Marta Moreno e Maíra Siman, ambas da PUC - Rio, levantarão outro olhar sobre a participação brasileira na Minustah, a partir de uma abordagem pós-colonial. Rodrigo Fracalossi de Moraes, técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea, fará uma exposição sobre como o comércio internacional de armas tem sido um obstáculo aos objetivos das operações de paz.
Fonte:
Ipea
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















