Governo
Operação Cidadania Xingu emite mais de 3,6 mil carteiras de trabalho em Belo Monte
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já emitiu mais de 3.600 Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) nos mutirões da Operação Cidadania Xingu, realizados no Pará. Já foram visitados os municípios de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Placas, Uruará, Comunidade Gleba Assurini (Altamira), Pacajá e Anapu.
Objetivo do mutirão é atender as necessidades da população, contribuindo para sua inclusão social, na região do Xingu, no Pará.
Participam do mutirão diversos órgãos do governo federal, com o intuito de atender a população local em suas diferentes necessidades nas áreas de ordenamento e regularização, fomento às atividades produtivas e de inclusão social. O mutirão ocorre durante dois dias em cada localidade, oferecendo serviços como registro civil, emissão de CTPS e carteira de identidade, e atendimentos em saúde, previdência, trabalho e emprego, por exemplo.
O principal objetivo da Operação Cidadania Xingu é garantir a presença efetiva do poder público nos territórios impactados pela Unidade Hidroelétrica de Belo Monte, obra contemplada no PAC e em construção na região do rio Xingu, no Pará. Por meio de políticas que promovem o desenvolvimento sustentável da região, as ações melhoram a qualidade de vida dos diversos segmentos sociais (população rural e urbana).
Antecedendo aos mutirões, em cada um dos 11 municípios da região abrangida pelas obras de Belo Monte, ocorre uma reunião institucional envolvendo órgãos dos governos federal, estadual e municipal para tratar da integração, compromissos e priorização das ações a serem implementadas.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















