Governo
Presidência divulga nota de pesar pela morte do pesquisador Expedito José de Sá Parente
A presidenta Dilma Rousseff emitiu na terça-feira (13) nota de pesar pelo falecimento do professor e pesquisador cearense, Expedito José de Sá Parente, conhecido mundialmente por ter descoberto o biodiesel.
“Expedito José de Sá Parente, professor e pesquisador cearense, criou o biodiesel, motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Sua descoberta, patenteada no Brasil, teve amplo reconhecimento mundial e importância decisiva para o futuro do país. A dedicação de Expedito ao biodiesel, produzido a partir de matéria-prima desenvolvida por milhares de agricultores familiares, contribuiu para reduzir a pobreza no campo. Além disso, o biodiesel não polui o meio ambiente, representando um enorme avanço em relação a outros combustíveis.”, diz a nota de pesar assinada pela presidenta.
O texto termina com a seguinte frase: “No momento da perda deste grande brasileiro, quero enviar meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores”.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, também lamentou a morte de Expedito Parente em nota: “Se o Brasil está hoje na ponta da pesquisa e do uso das fontes renováveis de energia, deve muito ao trabalho de Expedito Parente. Como 'pai do biodiesel' – foi o primeiro no mundo a registrar uma patente do produto –, o professor foi precursor, três décadas atrás, de uma tecnologia hoje importantíssima no cenário energético mundial. Contribuiu ainda, de maneira fundamental, para a estruturação do programa de biocombustíveis do governo Lula.”
Fonte:
Blog do Planalto
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















