Governo
Secretaria finaliza dragagem de porto no Rio de Janeiro
A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP/PR) concluiu nesta sexta-feira (2), dentro do Programa Nacional de Dragagem (PND), a dragagem de aprofundamento do Porto do Rio de Janeiro. O governo federal investiu nesta primeira fase o valor de R$ 138,6 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Foram retirados 3,9 milhões de metros cúbicos de sedimentos, o que deixou o porto em alguns trechos com a profundidade de -15 metros. Na área 1, por exemplo, no canal de acesso para os Terminais de Contêineres do Cais do Caju, será permitido agora o tráfego de navios de 8 mil contentores de vinte pés (TEUs). Sem contar com a nova bacia de evolução que terá um diâmetro de 440 metros, suficiente para o giro de um navio do tipo Panamax.
O porto será beneficiado com uma segunda etapa, no valor de R$ 95 milhões, que deverá ser licitada em 2012 e terá áreas de até -17 metros de profundidade. Isso mudará por completo a dinâmica da movimentação, que, segundo dados da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), poderá aumentar em até cinco vezes.
Fonte:
Secretaria de Portos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















