Governo
Brasil pretende colaborar com prevenção à febre aftosa na Bolívia
O Brasil pretende colaborar e estreitar o relacionamento técnico na área sanitária animal com a Bolívia. O tema foi discutido em uma reunião bilateral entre os países na quinta-feira (6), durante o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. A promoção do Endesa é uma iniciativa do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A reunião contou com a participação de representantes do Grupo Interamericano para a Erradicação da Febre Aftosa (Giefa), do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC) e do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia (Senasag), além de membros de instituições e de empresas de ambos os países.
As autoridades da Bolívia solicitaram o encontro para definir estratégias de cooperação e melhorar o entendimento entre os setores público e privado daquele país. Hoje, a Bolívia enfrenta dificuldades na elaboração de medidas sanitárias nos diversos programas oficiais e na harmonização de procedimentos de forma integrada.
O encontro foi preparatório para uma ampla discussão que deverá envolver diversos setores da área de sanidade animal da Bolívia, nas próximas semanas, com a finalidade de debater formas de aprimorar a execução dos programas de erradicação da febre aftosa no território boliviano. O país registrou o último foco da doença em 2007 e tem um rebanho de, aproximadamente, 7 milhões de bovinos.
“Parcerias como essa comprovam o espírito colaborativo e contributivo falado constantemente pelo ministro [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] Mendes Ribeiro Filho. Pretendemos ampliar as relações técnicas e estratégicas que hoje só acontecem na região da fronteira internacional”, declara o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Marques.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















