Governo
Organização econômica e redução de desigualdades no meio rural são temas de reunião em Brasília
Durante a 47ª Reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), realizada na terça-feira (4), em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, convocou o grupo para ampliar o debate sobre o "Brasil Rural que queremos". O ministro apontou como desafio o aperfeiçoamento de políticas e a inovação de estratégias em três eixos: organização econômica da agricultura familiar; redução das desigualdades no meio rural, com destaque para o programa Brasil Sem Miséria; e ressignificação da política de reforma agrária.
No encontro, Florence anunciou que o Condraf passará a ser diretamente vinculado ao Gabinete do Ministro do MDA. O secretário executivo adjunto do ministério, Carlos Mário Guedes assumirá a secretaria da iniciativa. Segundo o ministro, o objetivo das mudanças é ampliar a capacidade política e o papel estratégico do conselho, consolidando conquistas e ampliando a efetividade de suas atribuições. "Vamos em busca de uma posição mais estratégica para o conselho”, explicou.
Carlos Guedes destacou a criação de um sistema de gestão participativa para ampliar o controle social e transparência sobre as políticas do ministério. "Queremos avançar com os conselhos estaduais, municipais e colegiados territoriais na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas para o desenvolvimento do rural sob a coordenação do Condraf", disse.
A pauta da 47ª reunião também abordou as propostas para a 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e para a II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural; além da Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), previstas para 2012.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















