Governo
Ministério das Cidades firma acordo com o Programa ONU-Habitat
O Ministério das Cidades firmou, nesta terça-feira (22), um acordo com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com o objetivo de trabalhar conjuntamente e decidir sobre a criação um grupo de trabalho de consultas e planejamento de propostas. Todas as ações foram formalizadas em uma Declaração Conjunta assinada pelo ministro das Cidades, Mário Negromonte, e pelo diretor executivo do programa, Joan Clos.
Entre as futuras ações estão reforçar e desenvolver a presença e a atuação do habitat no Brasil e na América Latina e Caribe, contribuir para a elevação do nível de prioridade política e financeira de habitação e desenvolvimento urbano, fortalecer o papel institucional do Ministério das Cidades como órgão reitor das políticas e programas de desenvolvimento urbano no País, bem como para a atuação internacional brasileira neste âmbito, em estreita coordenação com o Ministério de Relações Exteriores.
O diretor executivo Joan Clos declarou que a grande preocupação do ONU-Habitat é com a questão da urbanização. Segundo ele, é preciso que haja um empenho não só na construção de casas, mas também é necessário levar em consideração as mudanças climáticas, prevendo ações de drenagem, por exemplo. O ministro Mário Negromonte garantiu o apoio do Ministério das Cidades nessa cooperação e ressaltou que um projeto assim só tem sucesso se houver uma ação conjunta entre o governo federal e os governos estaduais e municipais. “Temos todos que dar as mãos”, afirmou.
O diretor da ONU-Habitat também se reuniu com a secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, para discutir sobre a nova agenda de desenvolvimento urbano, reassentamentos involuntários e a estratégia global de habitação.
A Copa do Mundo de 2014 foi o assunto da reunião de Joan Clos com o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima. Já os assuntos relacionados a Desastres Naturais e os 10 anos do Estatuto das Cidades foram tratados com o diretor de Planejamento Urbano Substituto, Marcel Claudio Sant’ana.
Fonte:
Ministério das Cidades
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















