Governo
Segurança alimentar depende de abastecimento e assistência rural, defende MDS
Ao participar dos debates da Conferência Nacional de Segurança Alimentar, nesta terça-feira (8), a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, defendeu a reestruturação da assistência técnica rural e da rede de abastecimento para a construção de um sistema de segurança alimentar e nutricional eficiente. “A forma de construir o direito à alimentação exige que o Estado seja repensado pela União, estados e municípios. Somente assim um sistema alimentar eficiente será construído, com trabalho em conjunto”, disse.
De acordo com a ministra, a inclusão social aliada à preservação ambiental é o caminho da sustentabilidade e o governo federal tem investido nessas premissas. Além disso, “priorizamos a geografia da fome, onde os territórios mais carentes terão prioridade para receber equipamentos públicos alimentares. Estamos reconstruindo a estratégia para que população do campo tenha acesso à assistência técnica, fomento a fundo perdido, insumos e sementes”, afirmou a ministra.
Também presente na abertura do evento nesta semana, a diretora do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Josette Sheeran, afirmou que existe uma “forte conexão” entre Direitos Humanos e Alimentação. O País, disse ela, vem desempenhando um papel importante neste sentido, no mundo: “O Brasil é um dos dez maiores doadores de alimentos do mundo. Muitas nações querem aprender com o Brasil sobre os programas brasileiros de combate à fome”.
A cooperação com países africanos foi um dos exemplos apontados pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, uma vez que o Brasil contribui para a produção de alimentos e a transferência de tecnologia para Gana e Zimbábue. “Além desses, há outros dez países em fase de análise para o recebimento dos programas”, disse.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Secretaria de Direitos Humanos
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















