Governo
Governo federal e lideranças indígenas do médio Xingu terão nova rodada de negociação em janeiro
O governo federal vai se reunir, no dia 25 de janeiro, em Altamira (PA), com lideranças indígenas do médio Xingu. O objetivo é discutir as diretrizes da pauta encaminhada pelas comunidades, dentre elas, a criação do comitê gestor indígena do Plano Básico Ambiental (PBA) e a realização de cursos de capacitação profissionalizante em áreas como saúde, educação, meio ambiente e promoção social.
A data da próxima reunião foi discutida no dia 1º de dezembro, na Casa do Índio, localizada no município paraense. Na ocasião, o Ministério Público Federal no Pará convidou 10 etnias indígenas que vivem na região do médio Xingu para debater problemas manifestados pelos índios. “Em janeiro voltaremos a nos encontrar para avaliar os encaminhamentos que ficaram a cargo tanto do governo quanto das lideranças”, afirmou a secretária-adjunta de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Juliana Miranda.
Participaram do encontro em dezembro representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República, Secretaria de Direitos Nacional Humanos e Secretaria de Comunicação Social da Presidência República, Casa Civil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Norte Energia, além do Ministério Público Federal no Pará e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















