Governo
Inpi fecha 2011 com recorde de pedido de marcas e patentes
Apesar da crise internacional, os indicadores de propriedade intelectual no Brasil fecharam 2011 em alta. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi) registrou recorde histórico no ano passado para pedidos de patentes e marcas.
Durante os últimos 12 meses, foram feitos 31.924 pedidos de patentes, contra 28.052 solicitados em 2010. Para as marcas, o instituto registrou 152.735 solicitações no ano passado, contra 129.620 pedidos de marcas em 2010.
O Inpi estima que o total de pedidos de patentes pode chegar a 35 mil, depois que forem computadas os que ingressam pelo Tratado de Cooperação em matéria de Patentes (PCT), que permite o depósito simultâneo de uma patente em vários países.
“Os índices revelam o bom momento do País, mas também a conscientização da sociedade brasileira sobre a importância da propriedade intelectual”, afirmou o presidente do Inpi, Jorge Ávila.
O objetivo do Inpi é promover o uso do sistema de propriedade intelectual, estimular a inovação para o desenvolvimento tecnológico, econômico e social brasileiro. Para facilitar o acesso dos brasileiros ao sistema, o instituto lançará, em 2012, o sistema e-Patentes, que permitirá o depósito do pedido via Internet.
Fonte:
Inpi
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















