Governo
Serviços à disposição do eleitor
No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há diversos serviços disponíveis para o cidadão, que pode imprimir certidões de quitação eleitoral, formulário online para justificativa eleitoral e restituição de multa, além de consultar a situação de seu título de eleitor. Uma das informações mais utilizadas é a consulta a locais de votação em todo o Brasil e também no exterior. O endereço é www.tse.jus.br
Simulação online de voto
Quem tiver dúvidas sobre o funcionamento das urnas eletrônicas ou quiser praticar a sequencia de votação pode recorrer à simulação online desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Usando o teclado da urna, que é similar ao do telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto do candidato, o número, o nome e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde CONFIRMA. A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro. Após o registro do voto, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra FIM. Veja o voto simulado.
Justificativa de ausência
O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência. A justificativa pode ser apresentada no dia da eleição ou até 60 dias depois. A ausência a cada turno da eleição deve ser justificada individualmente.
No dia da votação, o eleitor pode ir até o local de votação mais próximo, portando o título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto e entregar o formulário devidamente preenchido. Visite o site da Justiça Eleitoral para saber mais informações e baixar o Requerimento de Justificativa Eleitoral.
Anote os números de seus candidatos

Para não errar na hora do voto, esquecer os números desejados ou atrasar a fila, o eleitor pode levar uma anotação ou imprimir uma ilustração fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preenchê-la com antecedência e levá-la para a cabina de votação. Imprima o modelo disponibilizado pelo TSE.
Fonte:
TSE
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil




















