Governo
Caixa já atendeu mais de 8.600 vítimas da enchente em Governador Valadares (MG)
Desde o dia 28 de fevereiro, quando a Caixa Econômica Federal iniciou a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias vítimas das enchentes no município de Governador Valadares (MG). Já foram atendidos mais de 8.600 trabalhadores e liberados recursos da ordem de R$ 26 milhões.
A expectativa é de atender cerca de 10 mil pessoas até esta sexta-feira (16), último dia da ação. O superintendente regional da Caixa no leste de Minas, Dimas Wagner Lamounier, destaca que a parceria com a prefeitura foram determinantes para o sucesso da ação. “Possibilitamos um atendimento digno, com agilidade e respostas imediatas, a todos os trabalhadores que procuraram a nossa central de atendimento”, explicou.
A central atendeu com empregados da Caixa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro que, em conjunto com os servidores locais do banco, prestaram informações. A liberação ocorreu de acordo com a letra inicial do nome do trabalhador, seguindo um cronograma definido para cada cidade.
Condições de liberação
Nos municípios com declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública, a exemplo de Governador Valadares, os trabalhadores têm direito a sacar o valor existente, limitado a R$ 6,22 mil por conta de FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o resgate.
O trabalhador tem até 90 dias, após o reconhecimento pelo Ministério da Integração Nacional, da situação de emergência ou estado de calamidade, para solicitar o saque.
Documentação necessária:
- Carteira de Identidade e CPF. Também são aceitos carteira de habilitação, passaporte e novo modelo da Carteira de Trabalho);
- Comprovante de Residência, original e fotocópia, emitido até 120 dias antes do desastre;
- Carteira de Trabalho ou outro documento com o número do PIS, que facilite a localização da conta do trabalhador no FGTS;
- Cartão do Cidadão (opcional);
Caso o trabalhador tenha conta na Caixa, deve levar também o cartão, ou o número da conta, para facilitar o crédito. A vantagem dessa opção é a agilidade no atendimento e recebimento do valor.
Fonte:
Caixa Econômica Federal
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















