Governo
CTNBio indica nomes para assumir presidência da comissão
A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) definiu, nesta quinta-feira (15), durante a 150ª reunião ordinária, os nomes da lista tríplice para a escolha do presidente e do seu substituto. Entre os 17 titulares elegíveis, receberam o maior número de indicações: o farmacêutico bioquímico Flávio Finardi, com 15 votos; o médico e bioquímico Francisco Nóbrega, com 14 votos; e a bióloga e geneticista Maria Lúcia Carneiro Vieira, com 13 votos.
Os nomes escolhidos pelos 20 membros titulares da comissão serão encaminhados ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a quem cabe tomar a decisão sobre o comando do colegiado para os próximos dois anos, que pode ser reconduzido pelo mesmo período.
Atualmente responde pela presidência da comissão o agrônomo e geneticista Aluízio Borém, que permanece na função até segunda-feira (19), quando será realizada a terceira reunião do calendário anual da CTNBio.
Sobre a CTNBio
A comissão é responsável por criar as regras para a indústria de biotecnologia no País. A instância colegiada multidisciplinar foi criada por meio da lei 11.105/2005, com a finalidade de prestar apoio técnico consultivo e assessoramento ao governo federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança, relativa a organismos geneticamente modificados (OGMs), conhecidos como transgênicos.
O colegiado também atua no estabelecimento de normas técnicas de segurança e pareceres técnicos referentes à proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, para atividades que envolvam a construção, experimentação, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, armazenamento, liberação e descarte de OGMs e derivados.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















