Governo
Cooperação entre MDA e associação de hotéis ampliará mercado da agricultura familiar
O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, manifestou na terça-feira (24) o interesse da pasta em assinar o termo de cooperação técnica com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih).
O acordo - que será assinado nesta quarta-feira (25), durante a abertura do Encontro Catarinense de Hoteleiros, em Florianópolis, Santa Catarina - prevê a participação do ministério no Programa Cozinha Brasil Alimentação Inteligente, incentivando à compra e o consumo de produtos da agricultar familiar por meio da Rede Brasil Rural (RBR).
Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi, explicou que objetivo é promover e estimular ações educativas quanto à preparação e ao consumo dos alimentos sadios, sob a ótica da higiene, nutrição, valorização da cultural local e dos recursos naturais, além do não desperdício.
O Programa Cozinha Brasil Alimentação Inteligente foi criado pelo Sesi a partir de estudos que revelavam baixa qualidade nutricional na alimentação dos trabalhadores da indústria. Segundo Meneguelli, o programa também deverá se expandir para à rede de hotéis. “A ideia é oferecer alternativas de refeições saudáveis que contemplem diabéticos, obesos, hipertensos, entre outros”, esclareceu.
O presidente da Abih, Fermi Torquato, falou sobre a importância do programa na qualificação dos serviços da rede hoteleira ao estimular a alimentação saudável.
Com foco na educação alimentar e no aproveitamento integral dos alimentos, atualmente, o programa, presente em todos os estados brasileiros, já realizou quase um milhão de atendimentos.
Os cursos ensinam a população a evitar o desperdício aproveitando integralmente os alimentos, como caule, talos, cascas, folhas e sementes, aliando economia, qualidade e sabor. As receitas buscam respeitar as diversidades regionais e a utilização de alimentos típicos de cada localidade. Além disso, os alunos recebem orientações de higiene pessoal, métodos de limpeza e manuseio de utensílios, métodos ideais de congelamento e descongelamento de alimentos, sem a perda de nutrientes.
Para o coordenador da RBR, Marco Antônio Viana Leite, que estará no evento representando o ministério, esta é uma excelente oportunidade para a agricultura familiar. “Vamos atingir um segmento que a agricultura familiar ainda não tem tradição de venda”, calcula.
Atualmente, o Brasil conta com mais de 25 mil leitos em hotéis. A intenção do MDA e da Abih é que a parceria não fique restrita apenas às redes hoteleiras associadas. A expectativa é divulgar e ampliar a aquisição de produtos da agricultura familiar, pelo menos em 30 hotéis dos principais destinos turísticos do País. “Como, em geral, a cada hospedagem a pessoa consome pelo menos o café da manhã, é um grande mercado para os gêneros alimentícios da agricultura familiar”, conta o gerente executivo da associação, João Bittencourt Lino.
Como vai funcionar
Três programas serão a base do referido termo de cooperação: o Cozinha Brasil, o Viravida, e a Rede Brasil Rural.
A Rede Brasil Rural é uma estratégia do ministério MDA para organizar a cadeia de produtos da agricultura familiar, desde o processo de produção até o mercado consumidor. A partir do cadastro no site, os hotéis poderão anunciar sua demanda e comprar de agricultores familiares de todo o Brasil sem a necessidade de atravessadores no processo. Entre os principais benefícios, a rede contribui para reduzir o preço do produto para o consumidor final e aumentar a renda dos agricultores, ampliando o potencial de mercado.
O Cozinha Brasil, programa que busca a preparação de alimentos de forma inteligente e sem desperdício, é uma iniciativa do Sesi. Em atividade desde 2004, o projeto irá capacitar os cozinheiros dos hotéis associados à Abih que manifestarem interesse.
O Vira Vida, também do Sesi, vai oferecer cursos profissionalizantes ligados à hotelaria aos jovens em situação de vulnerabilidade social para que possam aproveitar esse mercado de trabalho e conquistar sua autonomia.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















