Governo
Integração Nacional conhece projeto de cooperação em áreas de fronteira na Europa
Como parte do projeto “Colaboração entre América Latina e União Europeia sobre Cooperação Transfronteiriça no marco da Política Regional”, uma equipe de dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Ministério da Integração Nacional, está realizando visita às regiões de fronteira entre Espanha, França e Portugal, juntamente com uma delegação latino-americana composta ainda por Paraguai, Uruguai e Argentina. Além da SDR, integram a delegação brasileira representantes do Sebrae, Itaipu Binacional e Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim.
A missão, a convite da Comissão Europeia e custeada pela União Europeia, começou no dia 1º de maio e vai até o próximo dia 15. Os especialistas da América Latina estão conhecendo o modelo de cooperação europeu nas questões relativas às regiões de fronteira e estabelecendo diálogos para intercâmbio de informações e boas práticas sobre a experiência da criação e implementação de políticas de coesão.
Na Região da Extremadura, Espanha, a delegação já conheceu exemplos concretos de cooperação em saúde, combate a incêndios e uma rede de pesquisas que está sendo desenvolvida como estratégias para beneficiar os cidadãos.
Desde 2007, o Brasil e a Direção-Geral da Política Regional da Comissão Europeia (DG Regio) mantêm um diálogo, formalizado por intermédio de memorando de entendimento, com o objetivo de promover a cooperação bilateral no campo das políticas regionais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















