Governo
Novos postos de emissão de vistos para os EUA já atenderam a mais de 11 mil pessoas
Os seis novos centros de solicitação de visto para os Estados Unidos (EUA), que começaram a funcionar no início da semana, atenderam até a quarta-feira (10) mais de 11 mil pessoas, segundo balanço do consulado daquele país. As cidades de Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Brasília receberam uma unidade cada. Em São Paulo, foram abertos dois postos que, em apenas quatro dias, fizeram mais de sete mil atendimentos.
As novas unidades foram criadas para diminuir o tempo de espera e as filas que os brasileiros tinham que enfrentar para conseguir autorização de entrada nos EUA. Porém, um dos postos visitados nesta sexta-feira (11), no Alto de Pinheiros (bairro da zona oeste da capital), motivou muitas reclamações de pessoas que moram em outras cidades e precisam se dirigir à capital paulista para cumprir as etapas de retirada do visto.
Antes, o processo de obtenção de visto demorava, em média, 52 dias e era feito em uma única ida ao consulado. No novo sistema, o interessado precisa cumprir duas etapas. Primeiro, é preciso agendar pela internet o dia de entrega, no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), dos documentos exigidos. Neste mesmo dia, são tiradas as fotos e colhidas as impressões digitais do viajante. Só então será marcada a data da entrevista, cujo prazo de espera varia de um a oito dias. Se não houver nenhum problema, o passaporte com o visto é enviado ao solicitante em, no máximo, 32 dias.
A porta-voz do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo, Katherine Caro, explica que, pensando nessas pessoas que precisam vir de outras cidades, foi programada a abertura do Casv aos domingos. Mas, ainda segundo Katherine, não existe uma garantia do agendamento da entrevista para o dia seguinte. “Vai depender de haver horário disponível”, justificou.
Fonte:
Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















