Governo
Prazo para tirar título de eleitor termina nesta quarta-feira (9)
Termina nesta quarta-feira (9) o prazo para os eleitores brasileiros regularizarem o título para votar nas eleições municipais deste ano, informa o Tribunal Superior Eleitoral. Esse é o prazo estabelecido pelo Calendário Eleitoral também para quem vai tirar o título pela primeira vez ou transferir o local de votação para outro município ou zona eleitoral.
Entenda como funciona o processo eleitoral brasileiro.
O eleitor deve procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua casa, para regularizar sua situação. Os que têm deficiência e os idosos também têm até o dia 9 para pedir transferência para uma seção especial, de fácil acesso.
Atendimento via internet
Para agilizar o atendimento, antes de ir ao cartório o eleitor pode solicitar sua inscrição ou transferência pela internet no site na opção “Eleitor - Pré-atendimento eleitoral”. Trata-se do sistema Título Net, que permite preencher os dados pela internet, bastando apenas comparecer posteriormente às unidades de atendimento da Justiça Eleitoral com a documentação exigida para receber o título. Em caso de não comparecimento do cidadão, o requerimento será invalidado. É importante lembrar que o protocolo emitido não comprova a regularidade da inscrição ou a quitação eleitoral. O documento informa somente o número e a data da solicitação e é emitido apenas para agilizar o atendimento na unidade da Justiça Eleitoral.
Documentação necessária
O interessado em tirar o título pela primeira vez deve procurar o cartório eleitoral responsável por sua região, levando carteira de identidade, certificado de quitação com o serviço militar (no caso de homem maior de 18 anos) e comprovante de residência. É importante lembrar que a carteira de habilitação e o passaporte não serão aceitos para o fim de identificação de quem procurar a Justiça Eleitoral para tirar o título de eleitor. Para transferência, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.
No último fim de semana diversos cartórios eleitorais do país deram plantão para atender eleitores interessados em regularizar seu título.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















