Governo
Boletim do Ipea detalha aspectos político-econômicos dos Brics
Sete artigos compõem a 10ª edição do Boletim de Economia e Política Internacional
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nessa quarta-feira (13) a 10ª edição do Boletim de Economia e Política Internacional, publicação da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte). O evento contou com a participação da diretora da Diretoria, Luciana Acioly. Esta é a segunda edição da publicação.
Sete textos integram o boletim, realizado por oito autores. A edição foi coordenada pelo técnico de Planejamento e Pesquisa da Dinte, Ivan Tiago Machado Oliveira. Rodrigo Fracalossi de Moraes apresentou o artigo que fez em parceria com Elton Jony Jesus Ribeiro. De Bric a Brics: como a África do Sul ingressou em um clube de gigantes, que aborda o contexto e os fatores que resultaram na entrada do país ao bloco. O Brics é formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Segundo Oliveira, a África do Sul tem uma imagem positiva em relação aos outros países do continente. “A África do Sul foi a considerada como capaz de agregar valor ao bloco”, disse.
As consequências da crise financeira internacional de 2008 para a Rússia foram abordadas no texto de André Pineli, "Ainda sujeita ao contágio? A vulnerabilidade da economia russa a uma nova crise financeira internacional". Ele apresentou dados conjunturais do país e explica o porquê de a Rússia ter sido a mais impactada pela crise entre as 15 maiores economias do planeta.
Pineli destacou que, em 2009, os russos enfrentaram uma contração de 7,8% do PIB, mesmo apresentando, em 2007 e 2008, condições muito favoráveis, como superávit fiscal de 5,4% do PIB, reservas internacionais de US$ 570 bilhões, superiores aos US$ 534 bilhões da dívida externa total naquele momento, dívida pública de somente 6% do PIB, entre outras.
Leia Mais
Confira a 10° edição do Boletim de Economia e Política Internacional do Ipea
Ipea projeta uma retração de 2,4% na indústria
Líderes do Brics confirmam presenças na Rio+20
Fonte:
Ipea
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















