Governo
Inscrições para projeto Banco de Alimentos é estendido até 1° de agosto
Bancos de Alimentos são estratégicos no abastecimento e combate ao desperdício de alimentos
As inscrições para os estados e municípios aderirem ao Projeto Banco de Alimentos foram estendidas até a próxima quarta-feira (1°). As propostas devem ser encaminhadas por estados e municípios para o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv). O prazo anterior terminava na sexta-feira (27).
Os Bancos de Alimentos são estratégicos no abastecimento e combate ao desperdício de alimentos provenientes da cadeia agroalimentar urbana e metropolitana. O edital público contempla as localidades com Centrais de Abastecimento (Ceasas). Atualmente, existem 74 Bancos de Alimentos em todo o País.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome vai investir R$ 7,5 milhões nesses Bancos de Alimentos. Esses recursos poderão ser utilizados para o financiamento da elaboração de projetos de engenharia; execução de obras e instalações; aquisição de equipamentos e materiais permanentes; compra de utensílios, materiais de consumo e veículos, para viabilizar o combate ao desperdício e o abastecimento alimentar nos sistemas agroalimentares urbanos e metropolitanos.
No ano passado, eles receberam 30 mil toneladas de gêneros alimentícios, que foram distribuídas a 5,5 mil entidades por mês, beneficiando 1,6 milhão de pessoas.
Banco de Alimentos
O Banco de Alimentos atua no recebimento de doações de alimentos considerados impróprios para a comercialização, mas adequados ao consumo. Os alimentos são repassados a instituições da sociedade civil sem fins lucrativos que produzem e distribuem refeições gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.
A rede apoia o abastecimento alimentar local por meio da integração com outras ações de segurança alimentar e nutricional, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Os produtos recebidos são selecionados, separados, eventualmente processados, embalados e distribuídos gratuitamente às entidades socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) que oferecem alimentação a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de contribuírem para o abastecimento dos Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Escolas.
O MDS apóia a implantação e modernização de Bancos de Alimentos por meio de editais públicos de seleção.
Veja abaixo o vídeo do projeto Bancos de Alimentos:
Leia mais:
Inscrições para Projetos de Bancos de Alimentos vão até dia 27 de julho
Bancos de Alimentos do Sudeste são avaliados em encontro regional
Encontro avalia experiências do programa de Bancos de Alimentos
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















