Governo
Produção Integrada brasileira terá comissão articuladora e de homologação de normas
Durante solenidade realizada na última quarta-feira (29), foi anunciado pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, a instalação de duas comissões nacionais da Produção Integrada Agropecuária (PI Brasil). A primeira fará articulações interinstitucionais sobre esse tipo de produção no Brasil, contando com 13 representantes de entidades públicas e privadas. Já a Comissão Técnica Nacional da Cadeia Agrícola deve avaliar e homologar as Normas Técnicas desse tipo de produção.
Segundo o ministro Mendes Ribeiro, a produção integrada é um importante meio para a agricultura sustentável. Ele ainda destacou a importância da constante discussão do tema entre governo e iniciativa privada para o aprimoramento das normas técnicas.
Produção Integrada (PI Brasil)
A PI Brasil foca na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.
Trata-se de um processo de certificação voluntária no qual o produtor interessado tem um conjunto de normas técnicas específicas (NTE) a seguir, as quais são auditadas nas propriedades rurais por certificadoras acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Ao certificar, os produtores rurais têm a chancela oficial de que seus produtos estão de acordo com práticas sustentáveis de produção e conseqüentemente mais saudáveis para o consumo, garantindo ainda menor impacto ambiental do que produtos convencionais e a valorização da mão de obra rural.
Leia mais:
Ações integradas ao Brasil sem Miséria vão assentar 1.112 famílias
Participantes da Rio+20 poderão conhecer sistema integrado de produção orgânica
Lançados programas que aumentam controle e qualidade dos pescados
Brasil divulgará selo de boas práticas agropecuárias em feira internacional de frutas e verduras
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















