Governo
Seminário debate memória da escravatura e incentiva turismo histórico
O Seminário Internacional “Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão” é uma das ações de comemoração aos 24 anos da Fundação Cultural Palmares
O Seminário é resultado de uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o apoio dos Ministérios da Cultura, Educação, Turismo e Relações Exteriores. O evento acontece durante todo o dia 20 e, entre os dias 21 e 23, serão realizadas reuniões técnicas com representantes de diversos países.
O evento é baseado no projeto da Unesco chamado “A Rota do Escravo”, que desde o seu lançamento em 1994 implementou um programa sobre o tráfico negreiro que marcou as relações entre a África, a Europa e as Américas. Um dos principais objetivos do projeto é a elaboração de um guia conceitual e metodológico dirigido aos gestores culturais, que deve facilitar a instalação de turismo de memória em torno dos sítios, lugares, monumentos e museus ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.
Seu objetivo também é o de analisar as melhores práticas na área para identificar novas abordagens e desenvolver diretrizes claras para o desenvolvimento de um manual e de módulos de treinamento que possam facilitar o estabelecimento de rotas de memória e, assim, capacitar os gestores responsáveis por essas rotas nas cidades históricas.
Autoridades políticas do Brasil, Benin, Equador, Nigéria e Senegal estarão presentes na ocasião. O seminário também reunirá profissionais de preservação e promoção de sítios e lugares de memória ligados à escravatura, tomadores de decisão envolvidos em desenvolvimento de políticas públicas sobre o tema e pesquisadores, além de especialistas da África, das Américas, do Caribe, do Oceano Índico e da Europa.
O Seminário será encerrado com a realização de um evento musical em Brasília no dia 23 de agosto, Dia Internacional de Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição.
As atividades do Seminário serão transmitidas no portal de notícias do evento.
Fundação completa 24 anos
Além do Seminário, outras atividades marcam as comemorações dos 24 anos da Fundação Cultural Palmares, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Na quarta-feira (22), quando a FCP completará 24 anos, haverá apresentação cultural com o cantor Carlinhos Brown em show aberto ao público na sala Villa Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Até 31 de agosto também estará em cartaz a exposição fotográfica Imó dudú, resultado do trabalho do fotógrafo do carioca Luiz Alves, que há 20 anos acompanha a rotina dos terreiros de Candomblé e Umbanda do Distrito Federal. A mostra está na Galeria Palmares, localizada no SCS – Qd 09 – Ed. Parque Cidade Corporate – Torre B – 1º andar – Brasília/DF.
Leia mais:
Saiba mais sobre cultura afro-brasileira
Fundação Palmares propõe criação de roteiros turísticos ligados à cultura afro-brasileira
Brasil anuncia programa de intercâmbio com universidades africanas
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















