Governo
Termina nesta sexta (26) propaganda eleitoral no rádio e na televisão
O segundo turno das eleições municipais está com disputa em 50 cidades com mais de 200 mil eleitores
A partir desta sexta-feira (26) - último dia para a propaganda eleitoral gratuita do segundo turno das eleições - nenhum dos 100 candidatos a prefeito pode participar da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Ao todo 50 cidades com mais de 200 mil eleitores terão segundo turno das eleições municipais.
De acordo com o calendário eleitoral, hoje também é o último dia para os candidatos divulgarem propaganda eleitoral paga na imprensa escrita e para a realização de debates. O confronto entre os candidatos não
poderá passar da meia-noite.
No domingo, 31,7 milhões de eleitores de 50 cidades com mais de 200 mil votantes retornarão às urnas para escolher prefeito e vice-prefeito. São 17 capitais e 33 cidades do interior.
Nas capitais onde haverá segundo turno, o PSDB é o partido com maior número de candidatos - oito; seguido pelo PT, com seis; o PMDB, PSB e PDT, com três cada; e o PSOL, com dois. O PPS, PCdoB, PP, PSC, PV, DEM, PTC, PSD e PTB têm um candidato, cada, na disputa.
Prazos da eleição
Segundo o cronograma das eleições deste ano, os presidentes das mesas receptoras que não receberam o material destinado à votação de domingo (28) têm até hoje para solicitar o envio.
A dois dias da votação em segundo turno, termina o prazo para que a Receita Federal encaminhe à Justiça Eleitoral, por meio eletrônico, as listas contendo os nomes do candidato ou comitê financeiro, número do título de eleitor e de inscrição no CPF do candidato ou do presidente do comitê, conforme o caso, número de inscrição no CNPJ e data da inscrição.
Segundo turno
No próximo domingo (28), mais de 31 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos em segundo turno. Das 50 cidades participantes, 17 delas são capitais de estado. São Paulo é o estado com o maior número de cidades que terão eleição no próximo domingo de outubro: 12. Em seguida vem o Rio de Janeiro (7) e, em terceiro, o Paraná (5).
Na maior eleição informatizada do mundo, os eleitores terão à disposição 96.140 urnas eletrônicas para votação ou justificativa, incluindo aquelas consideradas de contingência, ou seja, as que a Justiça Eleitoral pode utilizar caso algum equipamento apresente problemas no dia do pleito.
Horário e documento
O segundo turno das eleições municipais acontece das 8h às 17 horas, considerando o horário local do município. Para votar, é necessário levar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação).
Apesar de não ser obrigatória a apresentação do título, o documento facilita a localização da seção eleitoral.
Justificativa
O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência em qualquer cidade, nos postos de justificativa. Ao todo, 1.587 urnas eletrônicas serão utilizadas para este procedimento, inclusive no Distrito Federal, onde não há eleição, mas haverá 99 postos de justificativa.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















