Governo
Encontro discute questões estratégicas de defesa para o País
Os mais importantes especialistas em assuntos de defesa estarão reunidos, no Rio de Janeiro, a partir desta quarta-feira (07), para discutir estratégias para o setor e para o País
“O setor espacial brasileiro: cenário atual e perspectivas”, este é o tema central do XII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos (ENEE), que será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, no Rio de Janeiro. Durante o evento, especialistas em assuntos de defesa estarão reunidos para discutir as diversas questões estratégicas para o setor e para o País. O evento é organizado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).
A programação terá a presença do ministro da SAE, Moreira Franco, que fará a abertura do encontro. Franco vai tratar, entre outros assuntos, sobre o contexto da defesa no cenário nacional e internacional, a política espacial brasileira, as contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas de defesa, as contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas socioambientais e a participação da indústria nacional nos programas de desenvolvimento de tecnologias e sistemas espaciais.
No Encontro haverá também duas conferências e seis painéis, onde os debatedores discutirão sobre a carência de recursos humanos e de investimentos para o desenvolvimento de programas de lançamentos de satélites, o aprimoramento das tecnologias nacionais no setor espacial e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Programação
No primeiro dia do evento, as atividades começam durante o período da tarde. Haverá o credenciamento, marcado para às 13h, abertura e conferência sobre: Programa Espacial Brasileiro: interesse estratégico de estado. O primeiro painel do evento tratará o assunto: Cenário internacional: o setor espacial brasileiro no contexto global.
Na quinta-feira (08), as atividades começam logo pela manhã, quando o painel 2º tem como tema o Cenário nacional: condução da política espacial brasileira. Em seguida o painel 3º, com Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas de Defesa.
No período da tarde os debates giram em torno de Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas socioambientais e Contribuições da tecnologia espacial na solução de problemas de comunicações, painéis 4º e 5º, respectivamente.
Último dia do Encontro, as atividades iniciam somente pela manhã, o 6º e último painel falará sobre a participação da indústria nacional nos programas de desenvolvimento de tecnologias e sistemas espaciais.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















