Você está aqui: Página Inicial > Governo > 2012 > 11 > Mais de 270 mil profissionais da assistência social serão capacitados em 2013

Governo

Mais de 270 mil profissionais da assistência social serão capacitados em 2013

por Portal Brasil publicado : 27/11/2012 16h01
Ana Nascimento/MDS David Cavalcante, há 18 anos morando na rua, já vislumbra um futuro melhor depois de frequentar Centro POP de Brasília

David Cavalcante, há 18 anos morando na rua, já vislumbra um futuro melhor depois de frequentar Centro POP de Brasília

Qualificação vai melhorar oferta e qualidade dos serviços oferecidos à população e identificação das situações de risco

 

Mais de 270 mil trabalhadores da área de assistência social serão capacitados em 2013, por meio do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas). Os projetos pedagógicos da primeira etapa e a agenda do programa para o ano que vem estão em debate até esta terça-feira (27) em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fomes (MDS).

Serão capacitados todos os trabalhadores que estão na execução direta dos serviços, como gestores estaduais e municipais, financeiros, dos fundos de assistência social e os conselheiros da assistência social. 

“Estamos concluindo a política nacional de educação permanente, com uma sucessão de cursos nos diversos níveis de atualização, aperfeiçoamento, especialização e mestrado profissional em todos os estados brasileiros”, explica a secretária nacional de Assistência Social do MDS, Denise Colin.

O MDA credenciou 101 instituições de ensino à Rede Nacional de Capacitação e Educação Permanente do Suas. Para Colin, essa qualificação vai resultar na melhoria da oferta e da qualidade dos serviços assistenciais oferecidos à população, além de viabilizar a identificação das situações de vulnerabilidade e risco.

 

2014

A partir de 2014, a meta é atingir todos os trabalhadores da assistência social, inclusive os que não têm vínculo direto com o governo. Ao todo, quase 500 mil profissionais deverão receber a capacitação em dois anos.

Nos últimos meses, o MDS realizou encontros regionais para discutir a execução do CapacitaSuas. Segundo o coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Suas do ministério, José Crus, esses eventos que antecederam a reunião nacional foram importantes para entender as necessidades diversas das localidades, além levar apoio técnico e orientação para os profissionais.

 

CapacitaSuas

O Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (Suas) é uma estratégia de apoiar os estados e o Distrito Federal na execução dos Planos Estaduais de Capacitação do Suas.

Em julho de 2010, 99,7% dos municípios brasileiros já estavam habilitados em um dos níveis de gestão do Suas. Do mesmo modo, todos os estados, comprometidos com a implantação de sistemas locais e regionais de assistência social e com sua adequação aos modelos de gestão e cofinanciamento propostos, assinaram pactos de aperfeiçoamento do Sistema.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O Suas engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil