Governo
Mercosul articula políticas sociais de superação da pobreza extrema
Ministros da Argentina, do Uruguai e da Venezuela se reuniram para avaliar projetos de segurança alimentar e nutricional e de economia solidária
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) recebeu nesta sexta-feira (30) ministros e vice-ministros da área social da Argentina, do Uruguai e da Venezuela. A XXIII Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Desenvolvimento Social do Mercosul e Estados Associados deu encaminhamento aos projetos que estão sendo desenvolvidos pelo bloco, com foco na implementação do Plano Estratégico de Ação Social.
Segundo o secretário de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, o Mercosul Social é uma iniciativa importante para que os países dialoguem na estruturação de políticas sociais convergentes de superação da pobreza extrema, com ações para a garantia da segurança alimentar e nutricional, de economia solidária e inclusão produtiva.
Jannuzzi também destacou a criação conjunta do Prêmio Mercosul Social, que reconhecerá as boas práticas e experiências dos países voltadas à superação da extrema pobreza. O edital do prêmio será lançado durante a Cúpula Social do Mercosul, que será realizada de terça (4) a quinta-feira (6), em Brasília.
A reunião teve a participação da ministra do Poder Popular para Educação Universitária da Venezuela, Marlene Yadira Córdova, do vice-ministro do Desenvolvimento Social do Uruguai, Lauro Meléndez, e da vice-ministra de Desenvolvimento Social da Argentina, Ines Del Carmen Paez. Representantes do Instituto Social do Mercosul, que apoia os países no andamento dos projetos, também estiveram no encontro. A reunião de ministros ocorre semestralmente no país que está com a Presidência Pro Tempore do Mercosul. Neste momento, ela é exercida pelo Brasil.
Cúpulas do Mercosul
A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados será realizada em Brasília, no dia 7 de dezembro de 2012. O encontro faz parte da XLIV Reunião do Conselho do Mercado Comum, que reunirá Ministros de Relações Exteriores e da Fazenda, no dia 6 de dezembro, e de encontros preparatórias, no período de 3 a 5 de dezembro.
Entre os dias 4 e 6, também em Brasília, será realizada a Cúpula Social do Mercosul, que formulará projetos comuns de cidadania entre os países, como a livre circulação de pessoas e o reconhecimento de diplomas educacionais. Em paralelo à Cúpula de Chefes de Estado, ocorrerá, ainda, o I Fórum Empresarial do Mercosul.
Mercosul
Criado em 1991, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é composto por 5 países: Argentina, Brasil, Paraguai , Uruguai e Venezuela. São associados ao bloco: a Bolívia e o Chile (desde 1996), o Peru (desde 2003), a Colômbia e o Equador (desde 2004). Desde o ingresso da Venezuela em agosto de 2012, o Mercosul passou a contar com população de cerca 275 milhões de habitantes (70% da população da América do Sul), PIB a preços correntes da ordem de US$ 3,3 trilhões (83% do PIB sul-americano) e território de 12,7 milhões de km2 (72% da área da América do Sul).
Entre seus principais objetivos estão: a consolidação e a integração política, econômica e social entre os países que o integram; o fortalecimento dos vínculos entre os cidadãos do bloco; e contribuição para melhoria da qualidade de vida de seus moradores.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Portal Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil


















