Você está aqui: Página Inicial > Governo > 2013 > 01 > Portal da Transparência teve 8,1 milhões de acesso em 2012

Governo

Portal da Transparência teve 8,1 milhões de acesso em 2012

por Portal Brasil publicado: 23/01/2013 15h39 última modificação: 29/07/2014 23h58

O crescimento do número de acessos foi de aproximadamente 142%, ante 2011 (de 3.369.275 para 8.170.046 de acessos)

 

O Portal da Transparência do Governo Federal recebeu mais de 8,1 milhões de visitas no ano passado. O crescimento do número de acessos foi de aproximadamente 142%, ante 2011 (de 3.369.275 para 8.170.046 de acessos). As consultas aumentaram, principalmente, depois da divulgação da remuneração dos servidores do Poder Executivo Federal, a partir de 27 de junho de 2012.

Em 2012, também foram ampliados os serviços de consultas oferecidos à população. Tornaram-se disponíveis, por exemplo, dados referentes aos imóveis funcionais, ao Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas e ao Cadastro de Expulsões de Servidores do Executivo Federal.

 

Portal da Transparência

O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

O governo brasileiro acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam.

 

Serviços oferecidos

O Portal da Transparência publica as despesas do Poder Executivo Federal, com atualização diária. As informações sobre a execução orçamentária e financeira é pormenorizada por meio da consulta “Detalhamento Diário das Despesas” e os dados apresentados correspondem aos documentos emitidos no dia útil anterior.

Além disso, estão disponíveis no Portal outros tipos de consultas, tais como: gastos diretos do governo federal; transferências de recursos a estados e municípios; previsão e arrecadação de receitas; convênios com pessoas físicas, jurídicas ou entes governamentais; servidores (remuneração e Cadastro de Expulsões); imóveis funcionais; Cadastro de Entidades Privadas Sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim) e Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (Ceis).

 

Fonte:
Agência Brasil
Portal da Transparência

 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons CC BY ND 3.0 Brasil CC BY ND 3.0 Brasil