Governo
Santa Catarina investe em aproveitamento de água da chuva para criação de animais
Armazenamento de água em cisternas é alternativa para criadores em longos períodos de estiagem
A captação e o armazenamento da água de chuva é uma alternativa para diminuir os problemas causados por estiagens severas na criação de animais em algumas épocas do ano. Para aproveitar essa água, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) publicou o documento "Aproveitamento da água da chuva na produção de suínos e aves", com a sugestão de criação de cisternas.
O armazenamento de água da chuva em cisternas é utilizado no Brasil há muito tempo, mas em Santa Catarina, a exemplo de outros estados e em virtude dos recentes períodos de estiagem, esta prática vem aumentando consideravelmente. As informações disponibilizadas pela Embrapa Suínos e Aves consideram dicas importantes de trabalhos realizados em campo. O documento mostra sugestões que podem orientar produtores ou técnicos no dimensionamento e construção de cisternas oferecendo aos animais água com qualidade.
Os interessados em instalar cisternas devem utilizar modelos e sugestões de construção que melhor se adaptem aos seus casos, principalmente em função da demanda de água na propriedade. As cisternas precisam receber os mesmos cuidados exigidos para as caixas d’água quanto a material e limpeza. É importante também que as primeiras águas coletadas da chuva sejam descartadas, porque elas arrastam as impurezas existentes nos telhados e nos encanamentos.
- Paraíba receberá recursos para combater efeitos da estiagem
- Agricultores familiares atingidos pela seca terão R$ 500 milhões em crédito especial
- atingidos-pela-seca-terao-r-500-milhoes-em-credito-especial
- Nova Política Nacional de Irrigação irá beneficiar pequenos produtores rurais
As vantagens no aproveitamento da água da chuva, além de combater a escassez de água em períodos de estiagem ou de maior demanda, principalmente em regiões de produção intensiva de suínos e aves, são várias: reduz o consumo e o gasto com água potável na propriedade; é gratuita; evita a utilização de água potável na lavagem de pisos na suinocultura e na avicultura; e utiliza estruturas já existentes, como os telhados e as coberturas.
Para baixar gratuitamente o documento preparado pela Embrapa Suínos e Aves sobre o assunto, basta acessar a página eletrônica:
Fonte:
Embrapa
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















