Governo
Lista de vencedores da 8ª edição do concurso de igualdade do gênero é divulgada
A iniciativa valoriza redações, artigos científicos e projetos pedagógicos que estimulem escolas plurais sem discriminação de classe social, raça, etnia e sexualidade
Os nomes dos ganhadores da 8ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foram divulgados na última sexta-feira (8). Nesta edição, mais de 5,1 mil pessoas se inscreveram, sendo 304 na categoria estudante de graduação; 417 na categoria graduado, especialista e estudante de mestrado; 237 na categoria mestres e estudante de doutorado; 76 na categoria escola promotora da igualdade de gênero; e 4,1 mil na categoria estudante do ensino médio.
Esta edição do prêmio bateu recorde em número de inscrições, com relação aos anos anteriores. Em 2005, ano de criação do prêmio, 1,5 mil pessoas concorreram. Em 2006, houve 1,6 mil inscritos, contra 1,2 mil em 2007. Já na edição de 2008, as inscrições mais que dobraram e atingiram 3 mil concorrentes. Em 2009, foram 3,6 mil candidatos. Em 2010, 4,5 mil pessoas concorreram aos prêmios, enquanto 3,9 mil participaram na edição de 2011.
Premiações
Os valores serão diferenciados, de acordo com a categoria, e podem chegar até R$10 mil, além de outros prêmios como computadores, Laptops e bolsas de estudo no País pelo CNPq.
Na categoria Estudante de Ensino Médio são duas possibilidades: “Etapa Nacional” e “Etapa Unidade da Federação”. Ao todo, serão 27 vencedores/as, um/a por estado e Distrito Federal, que serão agraciados com computadores, impressoras e bolsas de estudo.
Já nas categorias “Estudante de Graduação”, “Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado” e “Mestre e Estudante de Doutorado”, serão premiados os seis melhores artigos científicos, sendo dois selecionados em cada categoria. Ao todo, nessas últimas categorias, os/as vencedores/as receberão bolsas de estudo e premiações em dinheiro no valor de R$ 46 mil.
Construindo a Igualdade de Gênero
O Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero é um concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos, dirigido a estudantes de ensino médio, graduação, pós-graduação e escolas da educação básica na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, contemplando suas interseções com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.
O prêmio foi instituído pela Secretaria de Política das Mulheres, por meio do Programa Mulher e Ciência , com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), da Secretaria de Educação Básica (SEB) e Organização das Nações Unidas Mulheres (ONU Mulheres).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















