Governo
Brasil ganha prêmio com projeto de redução em desastre natural
Prevenção de desastres naturais
O projeto brasileiro sobre a prevenção de desastres naturais ganhou o primeiro lugar do Prêmio de Redução de Riscos e Desastres - Sasakawa 2013, da Organização das Nações Unidas (ONU). Concorrendo com mais 28 projetos de todo o mundo, o projeto foi elaborado pela prefeitura de Belo Horizonte, que desenvolveu um trabalho de prevenção envolvendo governo e sociedade. A premiação ocorreu em Genebra, Suíça.
O estudo desenvolvido agrega diferentes ações de defesa civil, como mapeamento de riscos geológicos e inundações, existência de abrigos públicos institucionais, integração entre órgãos visando à redução de riscos. Há, ainda, parceria com instituições acadêmicas que desenvolvem trabalhos preventivos em salas de aula.
Para o coordenador municipal da Defesa Civil de Belo Horizonte, Alexandre Lucas, o projeto envolve ações consolidadas com forte participação da comunidade, empresas e diferentes órgãos. “É importante salientar que não se trata de uma ação isolada. Trata-se de uma cultura consolidada de que defesa civil em Belo Horizonte é um sistema, e não um órgão”, conta. “BH tem pelo menos 15 ações que servem de exemplo para o mundo e que se enquadram no Marco de Ação de Hyogo”, complementa.
Plano Nacional prevenção de desastres naturais
Para preparar a população e dar o suporte necessário aos atingidos pelos desastres naturais, o governo federal lançou, em agosto de 2012, o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais , que prevê investimentos de R$ 18,8 bilhões. As ações desenvolvidas do plano são articuladas em prevenção e redução do tempo de resposta a ocorrências.
O objetivo é garantir segurança às populações que vivem em áreas suscetíveis a ocorrências de desastres naturais. As ações preventivas visam também preservar o meio ambiente e abrangem 821 municípios que respondem por 94% das mortes e 88% do total de desalojados e desabrigados em todo País.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















