Governo
Cerca de 6,2 toneladas de leite em pó adulterado são destruídas
Dando continuidade às ações da Operação Leite Compensado, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) queimaram 6,2 toneladas de leite em pó produzidos a partir de leite cru onde foi detectada a presença de formol. A ação aconteceu nessa segunda-feira (20) no município de Taquara (RS).
Os 318 mil litros de leite cru apreendidos em três postos de refrigeração no Rio Grande do Sul foram transformados em leite em pó – para cada dez litros de leite cru, se faz cerca de um quilo de leite em pó. Do total retido, em cerca de 28 mil litros apresentaram indícios de fraude e eram originários de dois entrepostos interditados último dia 8. Os problemas foram detectados em 7,5 mil litros da empresa Líder Alimentos, em Crissiumal (RS), e de 20,8 mil litros da Marasca, que fica em Selbach (RS).
Em relação à primeira empresa, o produto adulterado (7,5 mil litros) foi misturado com o leite do silo do posto em Crissiumal, totalizando 33 mil litros que foram transformados em 4,1 toneladas de leite em pó.
A Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (SFA/RS) ainda aguarda as demais análises das amostras do leite cru apreendido. A partir delas, serão definidos os destino dos demais lotes que estão cautelarmente apreendidos.
Combate à fraude
No Brasil, o trabalho do Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite vem sendo aperfeiçoado desde 2007, contemplando ações fiscalizatórias com foco em verificação de indícios de fraude e coletas oficiais de amostras (cerca de quatro mil por ano). Desde 2003, o Programa Nacional de Combate à Fraude no Leite (PCFL), do Ministério da Agricultura coleta amostras de leite UHT, pasteurizado ou em pó para análises e verifica possíveis fraudes na indústria, sob supervisão do Serviço de Inspeção Federal.
Em junho de 2008, ação conjunta dos ministérios da Agricultura e da Justiça e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resultou na criação do Centro Integrado do Monitoramento da Qualidade do Leite (CQuali-Leite). O objetivo é direcionar ações específicas de cada órgão na fiscalização e fortalecimento de medidas preventivas e combate à fraude, para garantir a segurança alimentar.
A partir da detecção dos indícios de ureia no ano passado, o ministério vai direcionar ações para este foco. O trabalha agora será traçar um padrão de ureia que permita identificar desvios da faixa de normalidade, tendo em vista que o composto nitrogenado é um componente natural do leite.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















