Governo
País realiza leilões de mais de 39 mil toneladas de trigo para indústrias moageiras
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou nesta quinta-feira dois leilões de mais de 72 mil toneladas de trigo para a indústria moageira. O montante comercializado foi de 39.956 toneladas que geraram receita de R$ 27.912.181,72 aos cofres públicos.
O objetivo do leilão promovido é dar continuidade ao suprimento ao mercado interno para evitar os problemas ocasionados pela falta do grão, como a alta de preços, em razão da entressafra e do clima. Desde fevereiro de 2013, a Conab já realizou 14 leilões voltados apenas para a venda de trigo.
O trigo comercializado é proveniente dos estoques do governo e foi comercializado em dois leilões em armazéns localizados no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Os municípios que comercializaram 100% de seus lotes foram Capitão Leônidas, Cascavel e Ponta Grossa, no todos no Paraná, além de Muitos Capões e Passo Fundo, ambos no Rio Grande do Sul.
Apenas as indústrias moageiras participaram da operação. O trigo que não foi vendido nesta quinta-feira (2) voltará a leilão em 15 dias, acrescido de mais 50 mil toneladas.
Conab
A Companhia Nacional de Abastecimento está presente em todas as regiões brasileiras, acompanhando a trajetória da produção agrícola, desde o planejamento do plantio até chegar à mesa do consumidor. A atuação da companhia contribui com a decisão do agricultor na hora de plantar, colher e armazenar, e segue até a distribuição do produto no mercado.
Para estas ações, a companhia realiza estudos e estatística dos preços, assim como os levantamentos de custos de produção da agropecuária, a expectativa de plantio e de colheita de grãos, além do volume e localização de estoques públicos e privados de uma gama de produtos. A estimativa da produção sucroalcooleira e outras informações pertinentes são estendidas também à safra de café e de cana-de-açúcar.
No que diz respeito à definição das políticas públicas para o abastecimento alimentar no País, por meio da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), a companhia é responsável por sua execução. A atuação se faz por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF), instrumento capaz de equilibrar a renda do produtor rural, do agricultor familiar e de suas cooperativas, frente à oscilação do preço no mercado.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no qual o governo compra a produção familiar a preços adequados, de forma descomplicada e sem intermediários, também tem presença efetiva da Conab na sua execução, em parceria com outros órgãos governamentais. O programa objetiva superar o maior desafio para os agricultores familiares, que é vender a produção a preços remuneradores e compatíveis com o mercado.
Fonte:
Conab
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















