Governo
Comunidades rurais da Bahia recebem equipamentos de acesso à água
Cerca de 2 mil moradores de Serra Dourada, no semiárido baiano, terão acesso facilitado à agua com a aquisição de 6.175 tubos que farão captação em poços da região. O equipamento garantirá água à população rural da Bahia por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
No Médio São Francisco baiano, na área de atuação da 2ª Superintendência Regional, a Companhia já doou, somente esse ano, 35 caixas d’água de 10 mil litros, 7 caixas d’água de 5 mil litros, 126 caixas d´água de 1 mil litros, 23.170 tubos de PVC, e 24 kits de irrigação para diversas comunidades em Coribe, Riacho de Santana, Guanambi, Serra do Ramalho, Seabra, Bom Jesus da Lapa, Feira da Mata e Igaporã.
Os equipamentos estão contribuindo para o acesso à água de uma população rural, somada, de cerca de 120 mil habitantes, em uma região fortemente atingida pelos efeitos da estiagem.
Abastecimento de água
Os sistemas coletivos de abastecimento são compostos por poços perfurados, estações de tratamento e reservatórios elevados que possibilitam a distribuição de água por meio de chafarizes, torneiras públicas ou pequenas redes de distribuição em comunidades com concentração populacional entre 35 a 40 famílias.
Os sistemas de abastecimento de água – urbanos ou integrados entre diversos municípios –, constituem a etapa final da infraestrutura de abastecimento, que possibilita a entrega de água diretamente à população. As intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em abastecimento integrado e em áreas urbanas totalizam R$ 5,4 bilhões, aplicados em quase 1.500 sistemas de abastecimento.
Fontes:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















