Governo
Estão abertas as inscrições para pesquisa em defesa nacional
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa).
O Programa é destinado aos pesquisadores, professores e estudantes vinculados a instituições de ensino superior ou outras de ensino e/ou pesquisa em nível de pós graduação, conforme o edital. O prazo de execução dos projetos será de 48 meses para exercício orçamentário e 60 meses para a execução das atividades.
O valor do financiamento é de até R$ 60 mil por ano em recurso de custeio, totalizando o máximo de R$ 240 mil por projeto. Serão concedidas até três bolsas de estudo em nível de mestrado, duas bolsas de estudo em nível de doutorado e uma bolsa de estudo em nível de pós-doutorado por projeto.
O envio do projeto deverá ser feito até 22 de Julho de 2013. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: prodefesa3@capes.gov.br.
Histórico
Publicado em 2005, o Pró-Defesa foi modelo para os outros editais promovidos pela Capes. Ele possui um núcleo de gestão próprio, que realiza a administração dos projetos, além do acompanhamento realizado em forma de visitas técnicas realizadas tanto por representantes da Capes, quanto do Ministério, além de seminários para a avaliação dos trabalhos.
Nesses encontros foram apresentados os resultados das pesquisas dos projetos aprovados, avaliando os pontos fortes e as dificuldades de cada empreitada científica. Na primeira chamada foram aprovados 11 projetos na área de defesa nacional, que iam desde estudos sobre o impacto da violência na saúde mental e física das Tropas de Paz brasileiras à formação de pessoal qualificado em Química Quântica Computacional.
Confira o edital completo aqui.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















