Governo
Ceará amplia programa de desenvolvimento de inclusão produtiva
O governo federal e o governo do estado do Ceará firmaram, nesta quinta-feira (18), acordo de cooperação técnica que amplia o número de famílias rurais em extrema pobreza atendidas pelas ações de inclusão produtiva rural do Plano Brasil Sem Miséria.
O benefício é destinado a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais, que recebem, por meio do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais do Brasil Sem Miséria, um valor de R$ 2,4 mil em recursos não reembolsáveis, a serem aplicados na estruturação de projetos produtivos. Ao todo, serão repassados diretamente às famílias beneficiadas cerca de R$ 100 milhões em recursos federais.
O objetivo é melhorar as condições da produção de alimentos que podem ser direcionados para o consumo da própria família ou para comercialização, que resulta na ampliação da renda familiar.
Ater
Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.
Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm:
- renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou
- renda mensal total de até três salários mínimos.
O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil

















