Cidadania e Justiça
Participação social nas políticas públicas é tema de debates
Sociedade
A participação e a gestão social na elaboração das políticas públicas para a agricultura familiar foi discutida por cerca de 200 representantes do poder público e sociedade civil, durante a tarde desta terça-feira (15), na Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento segue até quinta-feira (17), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, e reúne aproximadamente 1,5 mil participantes.
Os delegados, selecionados durante as conferências estaduais, foram divididos em doze comissões que debateram 388 propostas. Sobre participação e gestão social participaram de duas comissões nas quais selecionaram 20 propostas que serão votadas nesta quarta-feira (16), em plenária temática. Destas, 15 irão para votação na plenária final, na quinta-feira. A primeira comissão debateu 32 proposições sobre participação e gestão social, bem como a gestão social da informação. Enquanto a outra discutiu 32 itens sobre a participação e funcionamento dos conselhos, colegiados e fóruns institucionais.
Silvio Antônio Diehl, delegado do Extremo Oeste de Santa Catarina, destacou a questão territorial como ponto fundamental das discussões. O debate visa fortalecer as organizações territoriais para ampliar e garantir sua participação na construção e aplicação das políticas públicas. “O território é uma correlação de forças que devem dialogar de forma mais efetiva. Precisamos fortalecê-los, para alcançarmos um desenvolvimento rural que envolva todo o conjunto, garantindo a segurança alimentar e o desenvolvimento local”, pontua.
Outro ponto importante realçado no encontro, foi a diversidade do setor, com paridade de gênero, participação da juventude e povos e comunidades tradicionais nas ações dos governos municipais, estaduais e Federal. “É preciso entender que cabe a sociedade não apenas cobrar a implantação e a execução das políticas públicas, mas dividir a responsabilidade”, atentou a delegada Maria de Fátima Araújo, de Quixelô (CE).
Fonte:
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















