Governo
Governo Federal reforça auxílio em resposta às chuvas no Espírito Santo
Chuvas
A presidenta Dilma Rousseff, e os ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, realizam nesta terça-feira (24) reunião com o governador Renato Casagrande e demais autoridades, em Vitória (ES), para buscar soluções para problemas emergenciais, além de intensificar o apoio à população afetada pelas recentes chuvas no estado.
Na tarde de domingo (22), a Grande Vitória foi atingida por um temporal que elevou para 40.150 o número de pessoas, em todo o estado, que precisaram deixar suas casas. Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil hoje, 5.307 pessoas estão desabrigadas. No total, 45 pessoas estão feridas.
Nas últimas 24 horas, choveu 130 milímetros no estado, o que provocou o desabamento de cinco casas na capital, Vitória, e queda de barreiras em Serra e Viana. A chuva já provocou estragos em 45 municípios, dos quais 22 entraram com pedido de situação de emergência ou estado de calamidade pública.
O governo do Espírito Santo decretou situação de emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas. A Defesa Civil estadual alerta para o risco muito alto de inundação e deslizamento de terra na região serrana e a possibilidade de alagamentos nos municípios de Linhares e Colatina devido à alta do Rio Doce, que já subiu mais de 6 metros.
Atualmente, o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, do governo federal, é composto por vários ministérios, o que possibilita o desenvolvimento de ações coordenadas. Por meio da Integração Nacional, por exemplo, o governo federal já anunciou para o Espírito Santo a liberação de três mil kits dormitório, de limpeza e de higiene pessoal; e cinco patrulhas motorizadas do Exército - cada uma composta por um veículo leve 4x4 e um veículo pesado 4x4. Também foi enviada uma ponte móvel e mais um helicóptero. Além disso, quatro geólogos já estão no Estado para ajudar no monitoramento de áreas de risco.
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em agosto deste ano, doou kits de defesa civil para seis municípios do Espírito Santo. O objetivo da ação é reestruturar as defesas civis municipais. Cada kit é composto por uma viatura - que auxilia no trabalho da defesa civil municipal - e equipamentos como máquinas fotográficas digitais e aparelhos de GPS.
O Ministério da Saúde - por meio da Força Nacional do SUS – já encaminhou cerca de duas toneladas de medicamentos e insumos, além de disponibilizar profissionais que já atuam no atendimento à população. Os medicamentos encaminhados compõem 10 kits com capacidade para atender cerca de 1.500 pessoas por mês, cada um. O kit é composto por 48 itens (30 tipos de medicamentos e 18 insumos para primeiros-socorros).
O Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), monitora a situação das estradas do Espírito Santo prejudicadas pelas chuvas. As ocorrências nas rodovias daquele estado e de Minas Gerais estão sendo atendidas pelas equipes técnicas e as providências adotadas, assim como as medidas de sinalização.
Fontes:
Ministério da Integração Nacional
Com informações da Agência Brasil
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















