Governo
Mais três unidades da Presidência implantam novo correio eletrônico
Software
O Expresso V3, novo correio eletrônico da Presidência da República, foi implantado em mais três órgãos: Secretaria-Geral da Presidência, Gabinete de Segurança Institucional e Secretaria de Políticas para as Mulheres. Com isso, são oito unidades vinculadas à Presidência com o novo programa implantado. Ainda faltam sete, que deverão ser contempladas até abril deste ano.
“Optamos por fazer a migração em etapas, para facilitar o atendimento aos usuários”, explica Maurício Marques, diretor de Tecnologia da Presidência da República.
A ferramenta é provida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e tem como principal objetivo garantir a integridade e a inviolabilidade das informações do governo federal.
Além da Presidência da República, os ministérios também deverão implantar o Expresso V3 ao longo de 2014, em cumprimento à determinação da presidenta Dilma Rousseff para que “todo o governo federal disponha de um sistema de email seguro”.
Expresso V3
O Expresso V3 oferece módulos de Email, Contatos, Tarefas, Agenda, Comunicação Instantânea e Webconferência. A aplicação conta com recursos de criptografia e ambientes para tráfego e armazenamento próprios do Serpro, o que garante a segurança no acesso ao e-mail e a certeza sobre a autenticidade do emissor, além de assegurar a integridade e a confidencialidade do conteúdo.
Outro ponto forte é sua interface limpa e intuitiva, com módulos independentes, o que permite que o usuário acesse diferentes seções da ferramenta sem ter que fechá-las durante a navegação; já o uso de software livre inclui o Expresso V3 entre as tecnologias consideradas auditáveis, o que significa que o correio eletrônico tem garantias contra os chamados backdoors (dispositivos que extraem informações independente da vontade do usuário).
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















