Governo
Reportagem aborda sustentabilidade econômica das ONGs
Sociedade Civil
O Observatório da Sociedade Civil lançou ontem uma reportagem especial sobre o financiamento das Organizações Não Governamentais (ONGs). O texto reúne informações das principais pesquisas acadêmicas a respeito para demonstrar a origem dos recursos que financiam as atividades das organizações. A matéria está disponível no página do Observatório na internet.
A reportagem mostra organizações com perfis variados de atuação e financiamento: Criola, FASE, Centro Agroecológico Sabiá, Instituto Avisa Lá, UNAS, Greenpeace, CESE e Fundo Brasil de Direitos Humanos.
De acordo com a publicação, elas são financiadas quase exclusivamente por agências de cooperação internacional de países desenvolvidos. A cooperação internacional a organizações da sociedade teve início durante o período da Ditadura Militar.
Desde meados dos anos 2000, entretanto, houve redução significativa de sua presença no campo o que traz o desafio de encontrar novas fontes de recursos para organizações da sociedade civil, sejam públicos ou privados.
A ideia do Observatório surgiu das discussões realizadas na Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil e no diálogo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, que também tem adotado uma estratégia de sistematização e disseminação de conhecimento sobre as organizações da sociedade civil, para além da pauta normativa.
O site criado pela Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) traz notícias da área e links para plataformas que podem contribuir com o trabalho das organizações.
A página pretende ser um espaço de articulação, qualificação do debate público e fomento de práticas de transparência e, além de capacitar agentes interessados na transformação social e política do país.
Observatório da Sociedade Civil
A iniciativa é uma plataforma online que procura dar visibilidade e divulgar o trabalho de entidades da sociedade civil, desenvolver trabalhos de análise e incidência e aprofundar o debate sobre o universo das organizações.
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















