Governo
Amizade entre Brasil e Chile é sem limites
Relações Bilaterais
Em entrevista ao Blog do Planalto, Georges Lamazière, embaixador do Brasil no Chile, afirmou que a amizade entre Brasil e Chile é “sem limites”. A frase foi originalmente dita pelo Barão do Rio Branco, numa alusão ao fato de que não são países limítrofes, mas que se tornaram parceiros com laços históricos, políticos e, hoje em dia, principalmente econômicos.
“O Brasil é o primeiro destino do Chile em investimentos. O Brasil tem um comércio bilateral com o Chile em torno de US$ 9 bilhões, anualmente. De grande força, temos aqui o terceiro intercâmbio comercial do Brasil na América Latina. E por sua vez, temos tratativas em áreas importantes como infraestrutura”, analisou o diplomata.
No Chile, a presidenta Dilma Rousseff vai prestigiar a posse da presidente eleita, Michelle Bachelet. Com a nova chefe de Estado, com quem Dilma terá um encontro bilateral nesta terça-feira (11), Lamazière acredita num reforço das relações entre os dois países, e que já nesta primeira reunião as afinidades seguramente serão reveladas e as possibilidades de cooperação futura serão exploradas.
“Com a eleição da presidente Bachelet, que vai ser presidente pela segunda vez, esses aspectos todos tendem a convergir pra uma aproximação ainda maior. Primeiro, teremos duas presidentas com afinidades políticas obvias. Segundo, duas presidentas mulheres, que tem tal como a Argentina também tem presidenta mulher, um momento particularmente importante história da América Latina, três presidentes mulheres na região”, comentou o embaixador.
Fonte:
Blog do Planalto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons
CC BY ND 3.0 Brasil
















